segunda-feira, 26 de novembro de 2012

História do Natal



Origem do Natal e o significado da comemoração




O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.


As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.





Origem da Ceia de Natal




Segundo a literatura, a Ceia de natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber Viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte americana. peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países, tais como o Brasil.


Esta receita de peru de natal é simplesmente uma verdadeira delícia. Um peru recheado com ingredientes típicos natalinos que vai dar um toque todo especial à ceia de Natal de sua família. Prepare-se para os elogios!


 

Ingredientes 1 unidade de peru
quanto baste de sal
quanto baste de limão
quanto baste de bacon em fatias
quanto baste de manteiga

Tempero

1/2 xícara(s) (chá) de suco de limão
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
1 unidade(s) de cebola picada 1 xícara(s) (chá) de cheiro-verde picado(s)
5 dente(s) de alho picado(s)
600 ml de vinho branco


Recheio

8 colher(es) (sopa) de manteiga
3 unidade(s) de cebola picada(s)
20 unidade(s) de castanha portuguesa cozida(s), sem casca(s)
200 gr de uva passa sem semente(s)
500 gr de farinha de mandioca crua
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
2 dente(s) de alho picado(s)
1 xícara(s) (chá) de salsinha picada(s)
quanto baste de miúdos de peru cozido(s)


Modo de preparo
Lave o peru, esfregue nele o limão e sal para tirar qualquer cheiro que tenha. Enxágüe-o bem.
Tempere com todos os temperos e deixe-o, já de véspera, na geladeira, de molho nos temperos, virando a cada 4 horas. No dia seguinte, prepare os dois recheios e recheie o peru, com cuidado para não encher demais o papo, costurando, depois, as cavidades. Se sobrar farofa, ela pode ser servida depois, junto com o peru. Prenda as pernas do peru uma na outra, decorando, se gostar, com papel recortado, preso com uma linha. Besunte-o todo com manteiga, coloque-o na assadeira, de papo para cima. Cubra todo o peito com fatias de bacon. Regue com metade da vinha d'alhos, passada na peneira. Cubra com um papel alumínio e leve a assar em forno quente. Após uma hora e meia, descubra-o, regue com o caldo da assadeira e volte ao forno ainda coberto. Uma hora depois, descubra-o e deixe até que tome um tom dourado escuro, regando, a cada 15 minutos, com o caldo da assadeira. Se o caldo secar, coloque mais da vinha d'alhos, coada.

Recheio
Para o papo:
Coloque metade da manteiga em uma frigideira grande e alta, deixe derreter e junte 2 cebolas raladas. Refogue. Junte as passas e as castanhas. Refogue um pouco, junte 100 gramas de farinha e mexa para que a farinha absorva os sabores. Tempere com sal a gosto.

Para o corpo:

Aqueça o restante da manteiga, refogue os miúdos picados (pique finamente), o restante da cebola e o alho. Junte 400 gramas de farinha de mandioca e deixe que doure ligeiramente, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta. Por último, acrescente a salsinha e cebolinha e desligue o fogo.
Dicas: Se for usar o peru temperado, lave-o e tempere, sem o sal. Siga o restante da receita, normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário